Seleção/Multiplicação de Plantas

Seleção e multiplicação de plantas

O IPC tem desenvolvido trabalho de investigação aplicada na área da micropropagação, estabelecendo protocolos para a propagação de plantas melhoradas de medronheiro e híbridos de castanheiro.

Os melhores clones de medronheiro têm sido propagados pela empresa GREENCLON para comercialização. A procura no mercado por esta espécie autóctone é importante devido ao seu potencial produtivo, associado a outras vantagens como a criação de biodiversidade e a redução do risco de propagação de incêndios, para além de ser uma fonte de rendimento complementar para os produtores florestais.

Os híbridos de castanheiro, resistentes à doença da tinta, foram obtidos no âmbito de trabalhos de I&DT (INIAV, UTAD), propagados no âmbito de projetos da FCT (ESAC) e a transferência de tecnologia para empresas ocorreu com o apoio do programa ProDeR.

É através da investigação e desenvolvimento de plantas melhoradas que tem surgido interesse por parte do setor empresarial, nomeadamente:

1) empresas que visem incorporar a tecnologia para a produção de material vegetal de melhor qualidade (produção de plantas);

2) empresas interessadas em plantar indivíduos que demonstrem características superiores;

3) empresas transformadoras.

Assim, o IPC tem capacidade de desenvolver novos produtos com interesse para a inovação do setor empresarial, nomeadamente:

1) Desenvolver material vegetal melhorado capaz de resistir a stresses abiótico (stresse hídrico) e biótico (doenças);

2) Aplicação do conhecimento à propagação de vários tipos de plantas: florestais, silvestres, ervas aromáticas e medicinais, entre outras espécies;

3) Capacidade de isolamento de órgãos específicos das plantas, que demonstrem maior capacidade de produção de compostos com interesse, a isolar posteriormente em diferentes tipos de extratos, recorrendo a métodos de extração distintos.