Equipamentos disponíveis

LISTAGEM ALFABÉTICA DE EQUIPAMENTO  DISPONÍVEL PARA APOIAR A SUA EMPRESA

CASO PRETENDA SABER AS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO EMAIL: lab2factory@ipc.pt

A

Agitador orbital top down

Equipamento que permite a homogeneização a 360º e que é transversal a várias áreas, sendo utilizado para promover um contacto próximo entre vários reagentes de uma mistura durante processos químicos de síntese ou de degradação. Exemplos de trabalhos de investigação a decorrer/a realizar são o estudo da cinética de degradação química de poluentes, em que poluente e agente de remediação são colocados em contacto durante intervalos de tempo pré-estabelecidos (Projecto EMPOHAT) a síntese de nanopartículas (projecto NanoDC), a formação de camadas de nanoencapsulação para a preservação de ingredientes funcionais, entre outros.

Analisador elementar de azoto/proteína

Equipamento que apresenta uma aplicação transversal, com a determinação de azoto/proteína em vários tipos de amostras (sólidas e líquidas) (ex. solos, sedimentos, material vegetal, materiais orgânicos, alimentos) que substitui metodologias morosas, com custo/amostra elevado e com implicações ambientais desfavoráveis.

Aparelho para a determinação de CBO

Substituição de método tradicional (incubação com frascos de Winkler).

Armário Secador para produtos alimentares

Para ensaios de processamento de produtos alimentares, nomeadamente produtos hortofrutícolas no sentido de apoiar a valorização de variedades regionais ou de encontrar soluções de valorização de subprodutos industriais.

Armário secador

Armário secador para ensaios de otimização de processos de desidratação (Armfield).

Adega experimental

Adega totalmente equipada.

B

Banho seco digital para microtubos

Permite fazer a transformação de E. coli para a produção de proteínas recombinantes diversas. Enquadra-se na linha de investigação que tem dado origem a algumas patentes.

Banhos termostatizados 

Equipamentos de utilização transversal.

C

Câmaras de fluxo laminar horizontal

Garantem a assepsia numa área de trabalho maior que a permitida pelos clássicos bicos de Bunsen, nos trabalhos de micropropagação/cultura de células vegetais.

Câmaras de fluxo laminar vertical

De utilização transversal. Garantem a assépsia numa área de trabalho maior que a permitida pelos clássicos bicos de Bunsen, na análise microbiológica de diferentes produtos biológicos.

Câmara Solar

Este equipamento permite estudar a fotodegradação de poluentes na água e em solo (incluindo cinéticas de degradação), estudar o efeito da radiação solar na degradação de produtos alimentares, ou o crescimento de plantas para produção de alimentos num contexto de alterações climáticas.

D

Digestor micro-ondas para digestão de amostras de água, solos, sedimentos, materiais orgânicos

Utilização transversal na digestão de vários tipos de amostras (águas, resíduos aquosos, sedimentos, solos, materiais orgânicos) para posterior doseamento de elementos (macroe micronutrientes, metais pesados).

E

Equipamento informático para planeamento e modelação

Estações de trabalho para utilização de software: SIG e de PDI existente na ESAC, ArcGIS, Idrisi Taiga, GRASS, QGIS, ERDAS Imagine, SPRING com os módulos autónomos FRAGSATS e LAND CHANGE MODELER. Recolha, análise e exportação de dados GPS, com capacidade para criação de atributos e de integração de dados em ambiente SIG/PDI; Modelação de sequestro de carbono, de modelação de produção de povoamentos florestais, E. globulus, Q. suber, P. pinaster; Criação de cenários de planeamento e análise multicritério, bem como packages estatísticos como o SPSS e o R.

Equipamento GPS de precisão submétrica (<10cm)

Equipamento para recolha de informação geográfica e respetivos atributos, adequado à referenciação de parcelas de amostragem e identificação de pontos de interesse. Com a sua elevada precisão permite a recolha de informação altimétrica para edição de modelos digitais de terreno, melhorando eficazmente a sua qualidade. Permite a recolha de informação ao nível do cadastro florestal de áreas de estudo ou locais de investigação.

Equipamento GPS de precisão submétrica (<50cm)

Equipamento para recolha de informação geográfica e respetivos atributos, adequado à referenciação de parcelas de amostragem e identificação de pontos de interesse. Com a sua precisão permite a recolha de informação ao relevante para a delimitação de parcelas, ou para a recolha de informação geográfica (GCP’s) para georreferenciação de imagens de deteção remota de áreas de estudo ou locais de investigação.

Espectrofotómetro de absorção atómica

O espectrofotómetro de absorção atómica com chama e forno de grafite apresenta uma utilização transversal, permitindo o doseamento de vários elementos em diversas matrizes (solos, sedimentos, materiais orgânicos, material vegetal, águas). Este equipamento permite quantificar valores muito baixos de metais pesados, podendo ser utilizado na área da monitorização ambiental/segurança alimentar (em oposição ao existente, que tem limitações relevantes em termos limites de detecção).

Espectrofotómetro visível/UV de feixe duplo

Equipamento de utilização transversal no doseamento de elementos em várias matrizes de amostras de forma mais automatizada.

F

Fitoclima

A câmara fitoclima é utilizada para a cultura de células vegetais e micropropagação. É também um equipamento de utilização transversal, já que é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos de investigação na área de cultura de tecidos em geral até à avaliação do efeito da luz (diferentes comprimentos de onda) na multiplicação das culturas, no crescimento, no alongamento do gomo apical e na floração.

G

H

I

Incubador in vitro

Simulação do rúmen in vitro para ensaios de digestibilidade de alimentos. Para ensaios na área da eficiência de utilização de alimentos em produção animal.

J

K

L

Laboratório de operações unitárias

Laboratório de operações unitárias equipado com unidades piloto correspondentes às operações unitárias comuns em engenharia química e alimentar.

LC-MS: equipamento de cromatografia líquida acoplado a um detetor de massa triplo quadrupolo

Este equipamento é de utilização transversal, podendo ser usado para detetar a presença em quantidades vestigiais de determinadas substâncias que não conseguem ser detetadas por outras técnicas. Como exemplos mais relevantes de trabalhos de investigação a realizar/a decorrer referem-se o estudo de açúcares específicos para melhorar produtos alimentares; a monitorização de poluentes emergentes em águas de consumo a presença de desreguladores endócrinos e a análise dos impactos na saúde humana da presença destes poluentes, a deteção de pesticidas em fruta e o impacto das práticas de agricultura biológica em oposição à agricultura convencional.

Liofilizador de tabuleiros (Labconco)

Liofilizador com capacidade para 3 kg de amostra

Liofilizador de bancada

M

Medidor de fotossíntese

Equipamento de utilização transversal (agronomia, ambiente, floresta) que irá permitir o enriquecimento de linhas de investigação existentes, complementando diferentes resultados através da substituição de equipamento e metodologias já em desuso.

Medidor portátil de área foliar

Equipamento de utilização transversal (agronomia, ambiente, floresta) a utilizar em linhas de investigação existentes e que também permitirá responder a solicitações da comunidade no âmbito de estudos que visam a melhoria da aplicação de pesticidas nas diferentes culturas, promovendo a sustentabilidade ambiental.

Medidor portátil de gases NOx/CH4/CO2/O2/H2S/CO

Equipamento de utilização dedicada à monitorização de gases em sistemas de tratamento de resíduos, à escala piloto ou em instalações reais de pequena dimensão.

Microscópio robotizado com fluorescência e sistema de aquisição de imagens

O microscópio robotizado com fluorescência e sistema de aquisição de imagens complementará o sistema existente de aquisição de imagens. Este equipamento permitirá efetuar uma monitorização mais abrangente e expedita da componente biótica de estações de tratamento de águas residuais (ETARs), assim como de outros processos biotecnológicos como fermentações em biorreatores. Este sistema permitirá uma automação de todo o sistema de aquisição, processamento e análise de imagens, tanto em campo claro quanto em contraste de fase, permitindo assim a evolução das metodologias correntemente postas em prática. A este propósito saliente-se que existe já um trabalho considerável, desenvolvido e em curso, no tocante à monitorização real de ETARs da região, salientando-se a caracterização da biomassa agregada assim como a determinação dos principais protozoários, metazoários e microrganismos filamentosos. Será ainda possível efetuar a extensão para a monitorização de processos depurativos ao nível de azoto e fósforo, através da determinação de inclusões características (PHA, glicogénio, polifosfatos) da biomassa em epifluorescência. Neste último caso permitirá estender o conhecimento já adquirido, através da realização de projetos científicos á escala laboratorial, à monitorização de ETARs reais.

N

NIR

Equipamento de uso transversal. Análise rápida de proteína, gordura, fibra e cinzas. Aplicação em produtos lácteos, carnes, cereais e alimentos compostos. Apoio a diversas linhas de investigação no âmbito quer do laboratório do SISUS quer do VALOREN.

O

Oficina tecnológica de laticínios 

Totalmente equipada com linhas de pasteurização, desnate e homogeneização de leite; linha de fabrico de queijo; linha de fabrico de iogurte; linha de fabrico de manteiga; unidades de filtração tangencial equipadas com membranas de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa.

Oficina tecnológica de produtos hortofrutícolas

Equipada com linhas de lavagem e tratamento de frutos e produtos hortícolas; linha de pasteurização; linha de produção de sumos; evaporador Luwa; linha de enchimento e cravação; autoclaves verticais e horizontais.

P

Painel de análise sensorial

Painel de análise sensorial equipado com sete cabinas de prova.

Plantas piloto de filtração tangencial

Plantas piloto de filtração tangencial para microfiltração (MF), ultrafiltração (UF), nanofiltração (NF) e osmose inversa (OI). As unidades existentes possuem desde 1 a 15m2 de área de filtração.

Q

R

Real time PCR

A amplificação por PCR pode ser monitorizada em tempo real. Esta técnica tem várias vantagens sobre outros métodos de quantificação com base na PCR, incluindo a eliminação da manipulação postamplification, automatização mais fácil, e o processamento de um grande número de amostras. A recolha de dados ocorre durante a fase de crescimento exponencial, sendo uma análise simples e rápida. RT-PCR tem uma grande gama dinâmica de determinação do modelo (cerca de 6 ordens de magnitude). Além disso, esta técnica requer apenas três picogramas de material, que é o material genético menos cerca de 1000 vezes em comparação com os ensaios convencionais. Finalmente, é uma técnica mais específica, sensível e reprodutível. RT-PCR oferece um enorme potencial para a quantificação de DNA numa variedade de tópicos importantes, em áreas que vão desde o diagnóstico, o controlo da qualidade de alimentos, controlo ambiental, entre outros. O equipamento terá aplicação em ensaios biotecnológicos, nomeadamente na caracterização de estirpes microbianas de interesse tecnológico.

Reómetro cone prato

Para ensaios de reologia em diversos produtos com propriedades viscoelásticas. Apoio a diversas linhas de investigação nomeadamente ao desenvolvimento de novos produtos alimentares e caracterização de produtos regionais.

S

Sistema de medição de oxigénio+CO2 em correntes gasosas

Equipamento de utilização dedicada à avaliação da estabilidade e/ou biodegradabilidade de resíduos, no âmbito de atividades de investigação relacionadas com a valorização/tratamento de resíduos de origem orgânica. Permite responder, de forma assertiva, a solicitações de empresas que encontram dificuldades em assegurar que os seus resíduos apresentam características adequadas, para incorporação no solo ou para suporte de culturas.

Sistema para medição de níveis de respiração em solos (sistema OXITOP)

Equipamento destinado à medição do nível de respiração de solo. Importante no contexto das atividades de investigação a realizar sobre a influência da adição de resíduos ao solo, no que diz respeito à dinâmica do carbono orgânico/inorgânico do solo.

Sistema compacto de produção de água tipo III e tipo I

Para utilização transversal nas diversas atividades analíticas de laboratório (água tipo III: Preparação de soluções tampão, meios de cultura e reagentes, abastecimento de banhos-maria, autoclaves, humidificadores, máquinas de lavar loiça; água tipo I: Preparação de meios para cultura celular e reagentes para biologia molecular, preparações/diluições de fases móveis para HPLC/UPLC, controlo, brancos e padrões de calibração para técnicas analíticas como HPLC, GC, ICP, AA.).

Sistema compacto de produção de água tipo II e tipo I

Para utilização transversal nas diversas atividades analíticas de laboratório (água tipo II: Preparação de soluções tampão, meios de cultura e reagentes, água tipo I: Preparação de meios para cultura celular e reagentes para biologia molecular, preparações/diluições de fases móveis para HPLC/UPLC, controlo, brancos e padrões de calibração para técnicas analíticas como HPLC, GC, ICP, AA.).

Sistema de automatização de identificação microbiana e testes de suscetibilidade

O sistema permite a automatização da identificação de diversos microrganismos numa vasta gama de produtos biológicos, aumentando a rapidez e precisão relativamente às metodologias clássicas, com interpretação dos resultados obtidos, bem como a realização de testes de suscetibilidade para bactérias e fungos. Integra-se na linha de investigação direcionada para a obtenção de produtos lácteos fermentados com base em subprodutos da indústria e bactérias probióticas.

Sistema de cromatografia líquida para purificação de proteínas (fast protein liquid chromatography)

O sistema permite efetuar a purificação de proteínas, nomeadamente as produzidas de forma recombinante em E. coli, com múltiplas aplicações a nivel alimentar e médico. Integra-se também em ensaios de isolamento de componentes proteicos com atividade bioativa, nomeadamente péptidos bioativos produzidos a partir de subprodutos da indústria alimentar (as linhas de investigação em curso visam a separação e caracterização em péptidos bioativos obtidos por hidrólize de subprodutos das indústrias láctea, cervejeira e de conservas de pescado).

Sistema de documentação de géis

Com aplicações na biologia molecular/biotecnologia, permite facilitar a documentação de géis, nomeadamente de agarose e fluorescentes, bem como membranas de blotting.

Sistema de Laser Induced Fluorescence (LIF)

Sistema de Micro Particle Image Velocimetry (mPIV)

Software Dynamic Studio associado ao PIV

A descrição do escoamento em sistemas multifásicos é a base para a compreensão dos mecanismos de transferência de massa e calor presentes na maioria dos processos de separação. Com o sistema de visualização por partículas (PIV) é possível obter a distribuição de velocidades num fluido em escoamento, o que já permitiu caracterizar a hidrodinâmica em colunas de borbulhamento. A caracterização do processo de transferência, necessária para a avaliação da eficácia de processos químicos e biológicos, será possível, complementando o equipamento existente com um sistema Laser Induced Fluorescence (LIF). A integração de diferentes técnicas de separação só será possível após a descrição detalhada dos fenómenos de transporte envolvido.

O sistema de Micro Particle Image Velocimetry (mPIV) é uma variante do sistema PIV com resolução à escala dos micros, sendo uma ferramenta robusta com aplicações em diapositivos lab-on-a-chip.

Spray Drier (NIRO)

Secagem por atomização que complementa os processos de concentração por filtração tangencial.

T

U

Unidade de extracção supercrítica por CO2

A unidade de extração supercrítica permitirá complementar as unidades piloto de processos de separação atualmente existentes, nomeadamente de extração líquido/líquido, destilação e separação por membranas, permitindo alargar a área de investigação em termos de tecnologias híbridas que combinam diferentes operações unitárias e tornando mais robusta a capacidade do Laboratório de Soluções Industriais Sustentáveis (SISUS) participar na “Call for SPIRE 3 – 2014: Improved downstream processing of mixtures in process industries” do programa HORIZONTE 2020. Esta unidade piloto assume particular relevância no suporte à investigação já desenvolvida de redução da incidência da contaminação por TCA (2,4,6 – tricloroanisol) na rolha de cortiça, que constitui atualmente uma das principais ameaças a este relevante sector da economia portuguesa (e particularmente da Região Centro), a indústria corticeira, com o qual grupo tem muito trabalho desenvolvido e em curso: atualmente tem 5 projectos de investigação aplicada em curso, com outras tantas unidades industriais do sector corticeiro.

Ultrassons

Equipamento de uso transversal. Para ensaios de preparação de emulsões e encapsulação de componentes bioativos em matrizes a inserir em produtos alimentares.

V

X

Z