Esta ação prevê a criação e dinamização de seis Comunidades de Inovação entre centros de investigação e agentes da envolvente regional, por forma a potenciar a partilha e aplicação de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como a geração de novas ideias para projetos de I&D. As comunidades de inovação estarão associadas aos seguintes temas:
(1) Valorização de sub-produtos e resíduos da agricultura e agro indústria;
(2) Redução de consumos energéticos na indústria alimentar;
(3) Soluções para o tratamento de efluentes da indústria papeleira;
(4) Soluções industriais sustentáveis para a cortiça;
(5) Seleção, multiplicação de plantas autóctones com interesse comercial;
(6) Valorização de compostos bioativos provenientes de plantas aromáticas e medicinais.
Assim, esta ação pretende estruturar comunidades que sejam capazes de identificar e dinamizar oportunidades de desenvolvimento de tecnologias e conhecimento, de forma a incentivar a constante transferência de I&D para o tecido empresarial.
Serão também realizadas atividades preparatórias para a transferência de tecnologia e conhecimento, para a validação de patentes e licenciamento de propriedade industrial. O programa para as comunidades de inovação incluirá palestras, apresentação de casos de sucesso e reuniões B2B. Por outro lado, com a realização destas reuniões procurar-se-á estreitar as relações entre o STC e os mercados, contribuindo para a constituição de redes de colaboração. Está também prevista a realização do fórum Lab2factory, com palestras, apresentação de casos de sucesso, mostra de atividades e resultados do projeto.