Campo experimental

O projeto prevê a criação de um campo experimental para demonstração de práticas culturais de plantas aromáticas e medicinais (PAM).

Serão utilizadas três estufas para propagação de PAM selecionadas.

        

No decurso das atividades do projeto, foi alargada a coleção de PAM já existente. Foram também selecionadas plantas autóctones com vista à instalação de áreas de produção que permitam garantir matéria-prima para ensaios de scale-up industrial de extração de óleos essenciais.

Foram também instalados um campo de Aloe vera e outro de figueira da índia (Opuntia ficus indica) com vista à avaliação das melhores condições culturais destas espécies a nível local/regional.

Fase inicial de instalação das culturas.

        

        

Instalação definitiva do campo experimental de figueiras da índia.

Informação detalhada sobre o potencial desta fileira poderá ser encontrada no site da Confraria do Figo da Índia ou na página da Associação de Profissionais de Figo da Índia (APROFIP).

        

O Politécnico de Coimbra dispõe, na Escola Superior Agrária (ESAC), de cerca de 140 hectares utilizados em diversas culturas. Parte da exploração agrícola da ESAC encontra-se certificada para a prática de agricultura biológica. O campo experimental foi instalado junto à casa da canforeira, localizada em Bencanta, Coimbra. A ESAC colabora habitualmente com diversas empresas na realização de ensaios de campo. 

Refira-se também que a ESAC é uma entidade acreditada para a realização de ensaios com fertilizantes.

Caso pretenda avaliar as condições para a realização de ensaios de campo, por favor, contacte-nos através do email: lab2factory@ipc.pt